Processo Avaliativo

Individual e formativo.

Trabalhamos com um processo avaliativo único que emprega diferentes instrumentos que possibilitam ao professor identificar o estágio da aprendizagem de cada estudante e propor intervenções necessárias para auxiliá-lo na construção do conhecimento e no desenvolvimento contínuo de suas habilidades e competências.

A avaliação é realizada durante todo processo de aprendizagem, de forma individual e formativa.

Também integram o processo avaliativo os conselhos de classe participativos, realizados a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, como momentos estratégicos de escuta e fala dos estudantes, o que contribui tanto para a avaliação individual quanto para o coletivo.

No Ensino Fundamental II e Médio acrescentamos aos conselhos de classe instrumentos de pesquisa que buscam um diagnóstico sobre as percepções individuais e o perfil de turma.

Resultados

Os resultados do processo avaliativo são conceituados por menções indicando o nível de desenvolvimento que o estudante desenvolveu em cada uma das habilidades propostas nos componentes curriculares:

No Ensino Fundamental I as menções são compartilhadas semestralmente com as famílias. No 1º ano, além das menções, há relatórios descritivos que apresentam o desenvolvimento de cada estudante.

No Ensino Fundamental II e Médio as menções são publicadas no Portal do Aluno a cada finalização de trimestre para que o estudante avalie seu desenvolvimento nas habilidades propostas nos diferentes componentes curriculares.

Na Educação Infantil, os resultados são em formato de relatórios individuais e coletivos que são compartilhados com as famílias, semestralmente, acompanhados do Portfólio Individual da criança onde ficam registrados, com fotos e textos, os processos de aprendizagem que são realizados em diferentes linguagens.

Feedback Famílias

Oportunizamos diferentes momentos para compartilhar com as famílias os resultados avaliativos dos estudantes. A participação das famílias na compreensão deste processo é indispensável.

Na Educação Infantil as reuniões de pais individuais e de turma ocorrem ao longo do ano e somam cinco encontros anuais previstos no calendário escolar.

No Ensino Fundamental I ocorrem duas reuniões anuais de turma com a professora de classe e também dois encontros individuais da família com a professora.

No Ensino Fundamental II e Médio o feedback do Conselho de Classe e os resultados avaliativos são compartilhados em momentos individuais da família com o Professor Conselheiro da turma, com trocas de sugestões e orientações para o desenvolvimento do aluno. Além desses encontros individuais, há dois encontros por turma em que direção e coordenação dialogam com as famílias sobre questões pertinentes a cada grupo, com notícias de projetos desenvolvidos e ações pontuais para cada faixa etária.

Saiba mais sobre o Monteiro, agende uma visita com o nosso Setor de Relacionamento.