Ensino Médio

Formamos jovens protagonistas, empreendedores e com diferentes projetos de vida.

Currículo multidisciplinar que inclui a compreensão de conhecimentos epistemológicos, o pensamento computacional e o desenvolvimento das habilidades e competências para as demandas do século 21.

Proficiência na Língua Inglesa

O objetivo do idioma no currículo regular é preparar o aluno para ingresso em universidades no exterior.

O Itinerário da Internacionalização do Programa Monteiro High School é uma opção para a certificação acadêmica internacional, compartilhada com o Columbia International College.

Application

Encaminhamento a todos os alunos que desejarem participar do Application a universidades do exterior. Organização de documentos específicos, cartas de recomendação, calendários acadêmicos e possibilidades de bolsas de estudo. Os estudantes do Programa High School recebem orientação adicional do Columbia International College.

Projeto Leituras em 8mm

Promove maior contato dos alunos com o gênero textual conto.

Por ser um texto breve, pode se tornar um instrumento de sensibilização dos alunos para o hábito da leitura. A proposta da produção de curtas-metragens é uma forma de trabalhar com outro tipo de materialidade – a visual –, o que acaba contribuindo para que os alunos exercitem uma outra forma de leitura dos textos e experenciem a metodologia da criação cinematográfica.

Formação Humana

Incentivar o estudante na compreensão sobre a importância das tomadas de decisões para atingirem seus objetivos, o autoconhecimento, identificando suas potencialidades, necessidades e expectativas.

Utilizamos diferentes mecanismos para que o jovem desenvolva suas competências socioemocionais, cooperativas e de liderança. No evento Jogos do Monteiro, os estudantes são convidados a ocuparem posições de responsabilidade com suas equipes, atuando como líderes conciliadores e mediadores, assim como, coordenadores esportivos, acadêmicos e solidários.

Currículo

Os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Artes Visuais, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Educação Física.

Currículo base

A base curricular contempla as áreas de linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas. Através de
estratégias avaliativas e de simulados, habilitamos o estudante para as provas externas como o ENEM e concursos vestibulares.

Itinerários Formativos

O novo currículo do Ensino Médio oferece a complexidade interdisciplinar, através de itinerários formativos com as temáticas da Interlocução cultural, mídia e processos criativos, Sustentabilidade e economia, Contemporaneidade: tensões e perspectivas globais, Aprofundamento acadêmico para o futuro e Projetos de vida – Programas Sociais. Além de disciplinas eletivas nas áreas da saúde, Matemática e Linguagens.

Projetos de Pesquisa Científica

No decorrer do Ensino Médio, o estudante apresentará projetos de pesquisa científica interdisciplinar, elaborados a médio e longo prazo, com propostas de intervenção social e/ou ambiental, para objetos de estudos locais e/ou globais de interesse no currículo do Itinerário Formativo.

Ensino de Língua Espanhola de excelência no Ensino Médio, prêmio recebido pela Embaixada da Espanha em 2022.

Catálogo do Currículo Extraclasse como Escrita Criativa, Relações Internacionais, Física e Astronomia entre outros.

Horários:
das 7h40min às 13h, de segunda a sexta-feira.
das 14h às 18h, terça-feira – Currículo Itinerários.

Espaços

As salas multimídias ocupam o espaço do Campus Ensino Médio que agrega o espaço gourmet, quadras poliesportivas, quadras de beach e lounge. Em anexo à escola, o Campus é qualificado como um ambiente universitário para os estudantes que também usufruem dos espaços e laboratórios do Colégio.

Ensino Médio - Colégio Monteiro Lobato

Saiba mais sobre o Monteiro, agende uma visita com o nosso Setor de Relacionamento.