Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de colaboração e liderança.

Os desafios acadêmicos aumentam, os alunos necessitam apropriar-se das diferentes lógicas de organização, relacionando áreas do conhecimento aos componentes curriculares.

Produção Científica

Inicia-se neste segmento os projetos de pesquisa de maior complexidade. A cada série, as temáticas dialogam com o currículo, na perspectiva também da interlocução interdisciplinar.

A aplicação da metodologia científica é compreendida pelos estudantes como forma de protagonizar suas aprendizagens, estimular a análise de dados e textos com uma visão crítica. Após a documentação da pesquisa, também é objetivo apresentar o conhecimento construído por meio de diferentes linguagens como a gráfica, a audiovisual e a prototipagem.

Programa de Intercâmbios

No Ensino Fundamental II, o Programa de Intercâmbios proporciona articular as aprendizagens desenvolvidas no ambiente escolar durante as viagens aos diferentes Estados Brasileiros como Paraná (6º ano), Pernambuco ( 7º ano) e Minas Gerais (8ºano).

O Programa atinge a esfera internacional com a imersão de 30 dias no Canadá oportunizada aos alunos do 9º ano, o Summer Camp acontece em Hamilton durante o mês de julho e agosto.

SUMMER CAMP

Intercâmbio internacional oferecido para os estudantes do 9º ano, que proporciona a imersão de 30 dias de estudo da Língua Inglesa no Columbia International College, em Hamilton, Canadá.

Conheça a proposta do Summer Camp

Formação Humana

Trabalhar com a argumentação diante de questões socioculturais, sociais, ambientais e políticas são objetivos no currículo a partir do 6ºano com a introdução da disciplina de Cultura e Cidadania e de Filosofia, no 9º ano.

Os processos de escolha de representantes de turma e professor conselheiro destacam o protagonismo dos estudantes, a noção de representatividade e liderança e o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais importantes nesta faixa etária de transformação do adolescente.

Relação família e escola

Fundamental para acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens nesta faixa etária. Mantemos em calendário dois momentos importantes, ampliando o diálogo dos resultados avaliativos: ao final de cada trimestre, encontros individuais entre aluno, família e professor conselheiro e, no fechamento do semestre, reuniões de turma com a participação da coordenação pedagógica.

Currículo

O programa oferece os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Educação Física, Cultura e Cidadania, Filosofia, Geografia e Artes Visuais. No 9º ano, inserem-se as disciplinas de Química e Sustentabilidade e Fundamentos da Física.

Horário:
Das 7h40min às 13h, de segunda a sexta-feira.

Atividades Extracurriculares

As atividades extraclasse, culturais e esportivas, são oferecidas no período complementar, após o turno regular de aula.

Catálogo do Currículo Extraclasse como Escrita Criativa, Relações Internacionais, Física e Astronomia entre outros.

Espaços

Salas de aulas multimídias, quadras poliesportivas cobertas e externas, laboratórios de Química, Física e Biologia. Biblioteca, cantina, lounges e espaço gourmet.

Educação Fundamental II - Colégio Monteiro Lobato