Progressiva evolução do desenvolvimento da criança.

Incentivar o estudante a formular hipóteses, testar, refutar e elaborar conclusões contribui para uma atitude proativa na construção de seus conhecimentos.

A articulação entre a sistematização do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas propicia ao aluno novas formas de relacionar-se com o mundo.

Pesquisa

Os projetos de pesquisa interdisciplinares privilegiam os interesses trazidos pelas crianças, aliados ao desenvolvimento de suas competências e habilidades.

Explorar os conteúdos previstos no currículo de forma interdisciplinar prepara o aluno para compreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

Línguas Estrangeiras

CLIL – Content and Language Integrated Learning

Exploramos o protagonismo do estudante no processo da aprendizagem da nova língua, ampliando de forma progressiva o conhecimento da cultura de países de fala inglesa e espanhola, formando vínculo afetivo com os idiomas, expandindo o vocabulário e aperfeiçoando a pronúncia. O ensino da Língua Espanhola inicia no 4º ano.

A metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning de aprendizagem da Língua Inglesa é ministrada por professores especializados que, junto às atividades das Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas propõem a aprendizagem do conteúdo e da Língua Inglesa de forma integrada ao currículo.

Alfabetização

Nosso processo de alfabetização respeita as individualidades de cada criança, estimulamos a criatividade, a imaginação e a descoberta da leitura e da escrita, experiências que ampliam a construção do conhecimento e a inserção do estudante no mundo letrado.

Letramento Matemático

Desenvolvido sistematicamente durante o Ensino Fundamental I, explora as competências relacionadas ao raciocínio lógico quanto à representação, à argumentação, ao cálculo, à interpretação de dados e resolução de problemas.

Tecnologias digitais

Inserimos o estudante no ambiente digital para o uso de ferramentas criativas de formalização de seus aprendizados.

A partir do 1º ano, oferecemos dispositivos Chromebooks para que os alunos explorem recursos, desenvolvam o conteúdo imersos na linguagem de código, sob acompanhamento de profissionais da Tecnologia da Educação.

Projeto Literário

A cada texto literário, são desenvolvidas atividades a fim de relacionar o estudante à temática abordada e aos conceitos previstos em currículo.

Diferentes propostas são apresentadas aos estudantes, estimulando a construção da autonomia leitora.

Monteiro Integral e Extraclasse

O programa Monteiro Integral visa o desenvolvimento global da criança com aulas especializadas em um espaço diferenciado e lúdico, para extensão do turno regular.

A programação semanal contempla também aulas de laboratório vivo, culinária, jogos motores e oficina literária.

A frequência pode ser por escolha de dias alternados ou a semana completa.

Também oferecemos o Catálogo de Atividades Extraclasse, esportivas e culturais, após horário regular de aula.

Currículo

O currículo deste segmento desenvolve as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza e componentes curriculares especializados em Artes Visuais, Educação Física, Música, Língua Inglesa. Língua Espanhola e Linguagem Digital.

Horários:
Turno Manhã – das 7h40min às 12h10min.
Turno Tarde – das 13h30min às 18h.

Espaços

Salas de aulas multimídias, quadras poliesportivas cobertas e externas, laboratórios de Química, Física e Biologia. Biblioteca com lounge externo, cantina, espaços lúdicos e brinquedos com desafios motores.

Educação Fundamental I - Colégio Monteiro Lobato