Interações e brincadeiras são mediadores da aprendizagem.

Na Educação Infantil, as crianças precisam brincar, imaginar, desejar e protagonizar.

Seguindo a proposta pedagógica idealizada por Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia na Itália, encorajamos a criança a explorar o ambiente e a expressar-se por meio das múltiplas linguagens.

Ateliê, oficina para as ideias das crianças

Um ambiente diferenciado de luzes, cores, texturas e tecnologias como ferramentas de expressão para as crianças através de pinturas, modelagens, colagens, desenhos, instalações e esculturas.

Sob tutoria especializada da atelierista, a criança é incentivada a se manifestar por múltiplas linguagens, conceito da pedagogia de Lóris Malaguzzi.

Pesquisa

O projeto desenvolvido no Pré-Maternal, com as crianças de até 2 anos, explora os 5 sentidos com diferentes experimentações. A partir dos Maternais, Níveis A e B, a escuta ativa dos professores estimula a curiosidade e a investigação das crianças para a formalização do projeto de pesquisa de interesse da turma.

Vida saudável

O projeto horta é um laboratório vivo que oportuniza atividades de plantio e de cultivo de hortaliças até sua colheita.

A valorização do ambiente natural possibilita a consciência de preservação e de sustentabilidade e aprendizagens sobre a origem e a importância dos alimentos saudáveis.

Alimentação

A alimentação das crianças é preparada em nossa cozinha, sob a orientação da nutricionista, com base em alimentos naturais e integrais, valorizando a experimentação diária.

Formação Humana

Vivenciar um ambiente acolhedor, afetivo e desafiador, em que possam estabelecer as relações interpessoais, exercitando atitudes de respeito, cooperação e descentração, desenvolvendo socialização e autonomia.

Imersão na Língua Inglesa

A aprendizagem da Língua Inglesa se dá de forma integrada às situações do cotidiano e às áreas do conhecimento, familiarizando as crianças com a sonoridade e o vocabulário do idioma, durante a rotina escolar.

Nossos professores são especializados em Língua Inglesa e aplicam a metodologia CLIL Content and Language Integrated Learning a aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem.

Monteiro Integral e Extraclasse

O programa Monteiro Integral visa o desenvolvimento global da criança com aulas especializadas em um espaço diferenciado e lúdico, para extensão do turno regular.

A programação semanal contempla também aulas de laboratório vivo, culinária, jogos motores e oficina literária.

A frequência pode ser por escolha de dias alternados ou a semana completa.

Também oferecemos o Catálogo de Atividades Extraclasse, esportivas e culturais, após horário regular de aula.

Espaços

O espaço da Educação Infantil no Colégio Monteiro Lobato ocupa uma área privilegiada com 700m² de pátio de areia, árvores, quiosque, horta e brinquedos de desafios motores. Salas de aulas integradas aos pátios, ambientes ao ar livre, refeitório, sala de música para escuta e experimentação de instrumentos sonoros, ampla sala adequada a práticas da expressão corporal e da psicomotricidade.

Educação Infantil - Colégio Monteiro Lobato

Artes Visuais, Educação Física, Inglês e Música.
Turmas de Pré-maternal, a partir de 1 ano e 2 meses, ao Nível B, de 5 a 6 anos.

Horário da Educação Infantil das 7h30min às 19h:
Manhã – 7h30min às 12h15min, estendido até às 13h.
Tarde – 13h15min às 18h15min, estendido até às 19h.