(51) 3328.5035 MATRICULE-SE

APRENDER PELA PESQUISA

Na perspectiva do princípio “Aprender pela Pesquisa”, é proposto aos alunos dos diferentes segmentos de ensino o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, que visam fortalecer o conhecimento interdisciplinar, a formulação de hipóteses, a definição metodológica e a construção do conhecimento, embasado no estudo, na investigação e na experiência, aliado ao desejo de aprender!

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto "Horta" 

O “Projeto Horta” é vivenciado por todos os alunos da Educação Infantil. É um ambiente rico de possibilidades, onde a experiência dos alunos possibilita o desenvolvimento da investigação científica, das habilidades de observação, da relação e interpretação quanto aos fenômenos da natureza. Esse projeto viabiliza a conscientização e importância da sustentabilidade do nosso ambiente e promove a qualidade de vida.

 

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

Projeto Arte e Cultura 


Desenvolvido em todas as séries do segmento do Ensino Fundamental I, o Projeto Arte e Cultura tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência e o conhecimento de manifestações artísticas em artes visuais, música e artes cênicas. Através de diferentes linguagens, releituras e interpretações, os alunos se apropriam da arte e da cultura indispensáveis para a construção da sociedade em que vivem.

 

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II - Juventude

Projeto Juventude, Identidades e Tribos


Nesse projeto, os alunos do 8º ano pesquisam sobre as diferentes formas de expressão dos jovens da atualidade, suas características, origens, performance e identidades. Apresentam à comunidade em produção audiovisual suas descobertas e, em roda de conversa, compartilham o processo de elaboração e performance da identidade juvenil a qual estudaram.

 

ENSINO MÉDIO

Projeto Curtas 

Desenvolvido no 2º ano do Ensino Médio, o projeto propõe que a partir da leitura do gênero conto, os alunos confeccionem curtas-metragens, agregando uma forma de trabalhar com outro tipo de materialidade – a visual – o que acaba contribuindo para que exercitem uma outra forma de leitura dos textos. A finalização do projeto ocorre em noite especial de premiação dos três melhores curtas, melhor ator e atriz, que são agraciados com o troféu “Monteirito”. 
ESPECIALMENTE DESENVOLVIDO PELA ARTÍSTA PLÁSTICA ARMINDA LOPES

 

 

NOTÍCIAS

Estamos todos de parabéns!

Nosso Colégio completou 47 anos! A escola foi inaugurada no ano de 1971, com a denominação de “Escola Infantil Trenzinho Alegre, localizada na Rua Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento, dedicando-se exclusivamente ao público da Educação Infantil, já trazendo em sua origem o princípio do prazer de ensinar e de aprender. Em 1974, inaugurou uma nova sede, localizada na Rua Tobias da Silva e em 1975, com a necessidade de mais espaço físico, transferiu a sede da Rua Mostardeiro para a Avenida Lajeado, no bairro Petrópolis. Nesse período, o “Trenzinho Alegre” contava, então, com duas sedes e continuava crescendo, recebendo crianças da faixa etária de 03 aos 06 anos de idade. As administradoras e também professoras Maria Helena Rodrigues Lobato, Vera Maria Lobato da Costa e Nara Maria Lobato de Almeida, atuais diretoras Administrativa, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I respectivamente, assumiam funções na direção e na docência. A implantação do Ensino Fundamental ocorreu em 1990, marcando a data da fundação do Colégio Monteiro Lobato e a união das duas sedes em uma única, localizada na Rua 14 de julho, no bairro Boa Vista. Neste ano, Maria Alice Rodrigues Lobato, atual diretora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, integrou-se à equipe diretiva. As turmas de Ensino Fundamental foram sendo constituídas ano a ano, sempre contando com o apoio e confiança da comunidade escolar. O espírito empreendedor da Direção do Colégio Monteiro Lobato com o apoio da equipe pedagógica tornou realidade, a partir de 1998, a formação das turmas de Ensino Médio, etapa que hoje destaca-se no cenário educacional da cidade pela qualidade do ensino e o alto índice de aprovação em concursos para o ingresso no ensino superior. Atualmente a escola conta com aproximadamente 1000 alunos, distribuídos nos três segmentos de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da oferta do High School, em parceria com o Columbia College, instituição canadense.