APRENDER PELA PESQUISA

Na perspectiva do princípio “Aprender pela Pesquisa”, é proposto aos alunos dos diferentes segmentos de ensino o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, que visam fortalecer o conhecimento interdisciplinar, a formulação de hipóteses, a definição metodológica e a construção do conhecimento, embasado no estudo, na investigação e na experiência, aliado ao desejo de aprender!

EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto "Horta"

O “Projeto Horta” é vivenciado por todos os alunos da Educação Infantil. É um ambiente rico de possibilidades, onde a experiência dos alunos possibilita o desenvolvimento da investigação científica, das habilidades de observação, da relação e interpretação quanto aos fenômenos da natureza. Esse projeto viabiliza a conscientização e importância da sustentabilidade do nosso ambiente e promove a qualidade de vida.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

Projeto Arte e Cultura

Desenvolvido em todas as séries do segmento do Ensino Fundamental I, o Projeto Arte e Cultura tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência e o conhecimento de manifestações artísticas em artes visuais, música e artes cênicas. Através de diferentes linguagens, releituras e interpretações, os alunos se apropriam da arte e da cultura indispensáveis para a construção da sociedade em que vivem.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II - Juventude

Projeto Juventude, Identidades e Tribos

Nesse projeto, os alunos do 8º ano pesquisam sobre as diferentes formas de expressão dos jovens da atualidade, suas características, origens, performance e identidades. Apresentam à comunidade em produção audiovisual suas descobertas e, em roda de conversa, compartilham o processo de elaboração e performance da identidade juvenil a qual estudaram.

ENSINO MÉDIO

Projeto Curtas

Desenvolvido no 2º ano do Ensino Médio, o projeto propõe que a partir da leitura do gênero conto, os alunos confeccionem curtas-metragens, agregando uma forma de trabalhar com outro tipo de materialidade – a visual – o que acaba contribuindo para que exercitem uma outra forma de leitura dos textos. A finalização do projeto ocorre em noite especial de premiação dos três melhores curtas, melhor ator e atriz, que são agraciados com o troféu “Monteirito”.
ESPECIALMENTE DESENVOLVIDO PELA ARTÍSTA PLÁSTICA ARMINDA LOPES